topo
linha2

Fotogaleria

 
» Home » Crónicas e Artigos » Avelino Texeira » O famoso Dúo Mendes Brothers estiveram em Toronto

 

O famoso Dúo Mendes Brothers estiveram em Toronto

 

No dia 15 de Junho de 2010, fui convidado pela minha amiga Ana Sanza, funcionária do Consulado Geral de Portugal em Toronto, para assistir a uma apresentação do Duo Mendes Brothers no Lula Lounge situado no 1585 da Dundas St West em Toronto. Confesso que foi algo de extraordinário que me aconteceu pois ainda não tinha assistido a um espectáculo do género que de facto merece toda a minha atenção e cuidado em divulgar: O espectáculo único no género até hoje apresentado à comunidade de expressão portuguesa, teve início com uma cuidadosa introdução feita por Ana Sanza que através das suas palavras deixou transparcecer o seu patriotismo Cabo Verdiano se bem que sempre em alta voz admita ser uma “idadã do Mundo”. Que bonita designação!!! Terminada a sua intervenção chamou ao palco Don Xavier um excelente comunicador que aproveitou o ensejo para falar das suas publicações através das quais ele alerta os seus leitores para o poder e energia que existem em cada um de nós para nos tornarmos autosuficientes, melhores cidadãos e enriquecermo-nos com conhecimentos para prosperarmos melhor na nossa vida.

Avelino Teixeira entrevistando Lili e Ana Sança

O Lula lounge, é um restaurante muito diferente de todos os restaurantes que abundam por Toronto, não só pelo seu desenho arquitetónico interior mas também pelos motivos decorativos e iluminação. Ali também funcionou o Hollywood Nights, enquanto pertença portuguesa, onde actuaram muitos artistas portugueses e estrangeiros. Presentemente ainda funciona como restaurante de estilo Latino onde, enquanto se janta, e muitas vezes enquanto se almoça, muito especialmente aos fins de semana, se pode simultaneamente assistir a um espectáculo que tanto pode ser musical como teatral. Quando se acendem as luzes sentimo-nos num mundo completamente diferente. E diferente foi a noite de Quarta-Feira dia 15 de Junho de 2010. Quando ali cheguei fui levado por Don Xavier, (um bem sucedido Cabo Verdiano que se intitula de “Motivation Speaker” já com três livros publicados sobre esta material), ao camarim onde se encontravam os Irmãos Mendes conhecidos no campo artístico por Mendes Brothers. São naturais de Cabo Verde mas idos ainda muito jovens para os Estados Unidos.

Carolina Maria, João Mendes, Avelino Teixeira e Ramiro Mendes

O Ramiro vive em Los Angeles e o João aqui muito pertinho de nós, ou seja, onde os luso americanos chamam América do Leste. Ali à volta de Providence e Fall River.

Avelino Teixeira acompanhado de uma estação
de televisão entrevista os Mendes Brothers

Quando me deparei com eles logo deduzi que estava perante dois seres humanos que apesar da sua estatura artística e física são de uma estrema simplicidade e logo me puseram à vontade; at ease, como se diz por aqui.

Avelino Teixeira entrevista Ramiro e João Mendes

Adorei conversar com este dois homens que, vim depois a saber, andam pelo mundo semeando a paz, a comprensão e o amor entre os homens através da sua poesia e imcomparável música que eles próprios criam e compoêm:

Prato de ementa mexicana

Voltei para a sala de sespectáculos onde estava a minha esposa e ordenámos um pratão de Nachos, um aperitivo à Mexicana, e meio litro de vinho tinto para levar para o exófago os feijões, o puré de avocado e alguns pedaços de pimentos. Enfim...algo bem saboroso... Assistimos então a um espectáculo durante o qual ouvimos depoimentos pelos Mendes Brothers através dos quais pudémos depreender não haver um rincão em África onde eles não tenham estado na sua missão: suavizar os espíritos agitados dos que foram marterizados e abusados pelos povos que os invadiram. Fazem-no através de um abundante amor “amor abessa” pelo próximo e da boa compreensão, tentando não agitar as mentes ainda feridas.

Lili, Ana Sança, Ramiro e João Mendes

A presença destes dois homens de coração de ouro também se fez sentir pela Europa e países do Oriente. E vão voltar a faze-lo com a apresentação deste trabalho discográfico denominado “Porton De Regresso Número Um” Muito em breve, vai ser editado o “Porton De Regresso Númer Dois”. Com estes CDs os Mendes Brothers querem insinuar um regresso dos Cabo Verdianos às suas raízes, procurando sanar a exploração laboral a que os mesmos foram submetidos e à desmotivação que os grandes senhores de Portugal e seus simpatizantes em tempos passados lhes incutiram.

Os Mendes Brothers aferecem um CD a Avelino Teixiera

Estou convicto de que isso vai acontecer porque o Ramiro e o João são dois homens jovens Senhores de uma inconfundível personalidade que atrarvés de cada palavra proferida com convicção, ponderância e amor fazem a audiência, que os escuta religiosamente compreender que é tempo para reconhecermos que somos todos irmãos e que deveremos pôr de parte o rancor e as indeferenças, e solidariamente construir um mundo de paz compreensão e amor. É com este amor que o Mendes Brothers nos visitaram para educada e e eficazmente nos alertar para o potencial de que estamos munidos para, sem dar ouvidos à Comunicação Social, ao Clero e aos governantes do mundo, (porque no dizer dos Memdes Brothers, estes governam em uníssono, sem idéias próprias), visitarmos os países que vivem em sofrimento, sem pão, sem medicina e que por tal razão se revoltam não contra os seus semelhantes mas sim contra os invasores que os oprimem.

No final do espectáculo os Mendes Brothers procedem com a venda de CDs 

Foi mesmo muito bom escutarmos o Ramiro e o João aludindo ao seu passado, à forma como foram educados e criados em Cabo Verde. Limitados nas suas expressões e convivências. Desencorajados de por si próprios desenvolverem as suas capacidades para que assim, obrigatoriamente, fossem obrigados a servir os senhorios. Uma situação muito semelhante à dos açoreanos incluindo o autor deste artigo, que eram obrigados a tirar o chapéu quando alguém, que se julgava ser superior ou funcionário public, se cruzasse connosco.

Os trabalhos discográficos Porton de Regreso 1 e Porton de Regresso 2 destinam-se a assinalar os 550 anos da existência de Cabo Verde e prestar tributo à Cidade Velha Ribeira De Santiago, de onde originou o Arquipélago de Cabo Verde, hoje considerado pela Unesco Património Mundial. Nestes trabalhos discográficos estão inseridas canções como:   Porton de Regresso, Cabo Verde País Museu, Mãe Querida Cabo Verde, Codé de Djarfogo, Hora de Bandera, Deusa de Orion, Bó É, Dia de Regresso e Cabrito Manso de entre outras canções de não menos valor que compoêm os referidos albums.

Não é por acaso que esta magnífica Dupla tem sido reconhecida e distinguida pelas suas valiosíssimas composições. Em 1996 foram reconhecidos com a “Boston Music Awards” for an outstanding “Music Worl Act”.

Os Mendes Brothers são os pioneiros das música cabo verdiana Bandera e Talaia. De sua autoria existem mais de 150 composiçãoes gravadas .
No seu próprio estúdio já foram produzidos mais de 40 âlbums.
Eles são uma força irresistível por detrás dos modernos arranjos e produção da música CaboVerdiana.

Em 2006 foram recipientes do mais alto galardão civil entregue pelo então Governo de Cabo Verde: “Medalha da Ordem do Vulcano”, e “Metal de Méritos” em reconhecimento pela seu contributo para com a cultura de Cabo Verde.

Como humanitários eles têm incansavelmente percorrido e actuado durante mais de vinte anos nas mais remotas regiões de África incluíndo Angola, Moçambique, Guiné Bissau e Cabo Verde, promovendo paz e reconciliação através da sua música.

Parte das receitas provenientes da venda dos albums acima referidos serão doados à organização sem fundos lucrativos dos Memdes Brothers intitulada MUSIC AND LIFE FOUNDATION. Fundação Música e Vida. Uma fundação que se dedicada ao reenforço do poder musical para enriquecer a qualidade de vida através do mundo inteiro.


Queremos ouvir a sua opinião, sugestões ou dúvidas:

info@adiaspora.com

 

Voltar para Crónicas e Artigos

bottom
Copyright - Adiaspora.com - 2007